Mundo das Trevas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Réquiem - Disciplina - Ofuscação

Ir para baixo

Réquiem - Disciplina - Ofuscação Empty Réquiem - Disciplina - Ofuscação

Mensagem  Admin Qua maio 25, 2011 6:10 pm

Habitantes da noite, predadores por natureza e guardiões tia Máscara, os vampiros são criaturas inerentemente (e necessariamente) sigilosas e furtivas. Desde a escamoteação de objetos diminutos à capacidade de assumir a aparência de outra pessoa, passando pelo poder de desaparecer em pleno ar, a Disciplina da Ofuscação confere aos membros da Família os poderes extraordinários da ocultação, da dissimulação e do engodo.

Na prática, a Ofuscação anuvia a mente. Por exemplo, o personagem que esconde um objeto usando esta Disciplina não faz o objeto desaparecer realmente, assim como alguém que empregue esta Disciplina para se esconder não sumirá de fato. Não, a mente "contorna" o objeto ofuscarlo, recusando-se a reconhecer sua existência, mesmo que isso exija um certo preenchimento de lacunas mentais. Para dar continuidade ao exemplo, se o personagem tivesse ofuscado uma lâmina grande de madeira compensada e tentasse se esconder atrás dela, aqueles que olhassem para o compensado na verdade veriam o personagem encolhido atrás do mesmo, mas não a lamina de madeira em si.

É muito difícil rasgar o véu da Ofuscação. Poucos membros da Família ou outros seres sobrenaturais conseguem identificá-la, e apenas nas mais raras das circunstâncias os mortais podem sonhar faze-lo. Como operam num nível menos consciente e em grande parte instintivo, os animais geralmente percebem a presença de um vampiro — e reagem com o temor ou a hostilidade pertinente — mesmo que não consigam detectá-lo com seus sentidos normais. Do mesmo modo, as crianças, os doentes mentais e outras pessoas que vêem o mundo de maneira nada convencional podem perceber a ilusão, a critério do Narrador.

Alguns membros da Família que têm Auspício são capazes de identificar a Ofuscação, ou pelo menos detectar a presença de uma ilusão sobrenatural. Mais detalhes no quadro "Conflito de vontades", na pág. 119.

É importante observar que a Ofuscação afeta a mente do observador e não provoca qualquer alteração física genuína no vampiro. Portanto, a Disciplina não é eficaz como meio de ocultar o personagem de aparelhos mecânicos. Fotografias, câmeras de vídeo e coisas do gênero registram normalmente a imagem borrada que todos os vampiros imprimem nessas mídias, e não a aparência assumida. No entanto, a Ofuscação afeta realmente os indivíduos que operam esses aparelhos, de modo que a pessoa que captura em vídeo a imagem de um vampiro ofuscado enxergará a ilusão ao olhar pelas lentes e só descobrirá a verdade mais tarde, ao rever a gravação.

A menos que haja alguma coisa especificada em contrário, a manutenção dos poderes da Ofuscação, uma vez invocados, exige pouquíssima concentração e persistem durante uma cena inteira.


● Um toque de Sombra

O primeiro nível de Ofuscação permite ao vampiro esconder objetos pequenos, seja nas mãos ou em seu corpo. Se for bastante habilidoso, nem mesmo uma revista minuciosa conseguirá produzir o objeto escondido. Objetos cada vez maiores podem ser escondidos quanto mais habilidoso for o usuário da Disciplina.
Custo:
Parada de dados: Raciocínio + Furto + Ofuscação.
Ação: instantânea.


Resultados dos testes

Falha dramática: A tentativa é mal-sucedida é o usuário na verdade chama a atenção para o fato de estar tentando esconder alguma coisa. Novos usos da Ofuscação contra as testemunhas da falha dramática incorrerão numa penalidade de -1 durante o resto da cena.
Falha: A tentativa é mal-sucedida.
Êxito: O personagem consegue esconder um único objeto, a menos que alguém procure deliberadamente por esse artefato específico. Na verdade, a palavra "específico" deve ser entendida ao pé da letra neste caso: o personagem que procura "um livro ofuscado" não o encontrará, mas o fará se estiver procurando "a cópia manuscrita e encadernada em couro de rituais do século XII pertencente ao Kogaion da Ordo Dracul" e já a tiver visto antes.
Êxito excepcional: O personagem consegue esconder o objeto mesmo que a pessoa que o procura saiba exatamente onde este se encontra.

O jogador precisa declarar especificamente o objeto que se acha escondido e o poder tem de ser invocado independentemente para cada artigo.

Com um teste bem-sucedido, o objeto passará despercebido. Talvez uma busca cuidadosa, como uma revista ou um exame mais de perto o revele, juntamente com um teste de Raciocínio + Autocontrole, sendo que os sucessos obtidos no mesmo precisam exceder os que foram obtidos quando da ativação do poder. Como no caso de todas as habilidades de Ofuscação, o personagem que tem Auspício talvez consiga identificar Um Toque de Sombra (mas ele ainda teria de encontrar o objeto normalmente se este se encontrasse dentro de um bolso ou escondido fisicamente de alguma outra maneira). Tão logo o personagem faça alguma coisa que venha a atrair a atenção para o objeto — como mostrá-lo deliberadamente a alguém ou usá-lo para atacar ou ameaçar —, cessará o efeito de Um Toque de Sombra. Se detectar o artefato, a pessoa poderá indicar o fato a outros indivíduos. Faz-se um teste de Raciocínio + Autocontrole para cada uma dessas pessoas, e os sucessos obtidos precisam exceder os que foram conseguidos no teste de Raciocínio + Furtpo + Ofuscação realizado pelo usuário da Disciplina. Se os sucessos do espectador não bastarem, ele continuará a não reconhecer o objeto mesmo que este lhe seja apontado.

Observe que este poder afeta somente o objeto em questão. O personagem não poderia, por exemplo, ocultar uma caixa de correio e depois se esconder atras dela, ou ocultar um computador e esconder uma estaca sob o mesmo. A caixa de correio ou o computador de fato estariam ocultos, mas não o personagem e nem a estaca.

Depois de invocado, Um Toque de Sombra persistirá durante uma cena ou até ser encerrado prematuramente.


Modificadores e situações


+2: Um objeto minúsculo, facilmente ocultável na palma da mão.
+1: Um objeto que pode ser escondido no bolso das calças.
—: Um objeto que pode ser enfiado com uma certa dificuldade no bolso das calças ou escondido facilmente no bolso da jaqueta.
-1: Um objeto que mal cabe num bolso grande da jaqueta.
-2: Um objeto que pode ser escondido sob a jaqueta sem fazer muito volume.
-3: Um objeto grande demais para ser escondido com naturalidade, mas ainda pequeno o bastante para ser carregado com facilidade.
-3: O "objeto" na verdade é um ideal abstrato ou espaço negativo, como um corredor, portal ou aposento. Se o portal é selado por uma porta fechada, não se aplica a penalidade, pois tudo o que o membro da Família tem a fazer é esconder a porta, e não o portal.
-4: Um objeto do tamanho do próprio vampiro, como uma motocicleta.
-5: Um objeto maior que o próprio vampiro, como um carro ou contêiner grande, mas de Tamanho inferior ao quintuplo do tamanho da criatura.

Histórias apócrifas insistem que sepulcros, trailers e até mesmo construções inteiras foram escondidas dessa maneira, mas isso é simplesmente impossível... Não é?


Máscara de Tranquilidade

O membro da Família domina a arte de se esconder a tal ponto que é capaz de subverter algumas das nódoas que a morte em vida deixa em sua alma. O vampiro que conhece esse poder é capaz de disfarçar sua natureza, deixando de impressionar os observadores casuais com a Mácula do Predador.

Custo:
Parada de dados: Este poder não exige teste algum e é considerado "sempre ativo". O personagem não desencadeia a Mácula do Predador (pág. 168). Portanto, o personagem sequer parece um vampiro para outros membros da Família. Aqueles que são capazes de distinguir auras não registram o vampiro como um morto-vivo; a aura dele não difere da de um mortal (as cores não são pálidas como as de um membro normal da Família). Observe que este poder não torna o próprio usuário imune à Mácula do Predador; ele simplesmente não provoca essa reação nos demais.

O personagem pode desligar este poder se desejar, mas trata-se de um efeito do tipo tudo ou nada. Ele não pode desligar certos aspectos desse poder e manter outros ativos. Observe também que os usos de Auspício podem contestar este poder; você encontrará mais detalhes no quadro "Conflito de vontades", pág. 119.
Ação: N/A.


Manto da Noite

Uma expressão essencial da natureza reclusa da Família, o Manto da Noite permite ao vampiro desaparecer em pleno ar e ficar completamente invisível. Apesar de ser mais facil invocar este talento quando se está fora de vista, o Manto da Noite é tão poderoso que permite ao vampiro sumir até mesmo quando está sendo observado diretamente.

O processo de desaparecimento propriamente dito é discreto, mas seu efeito sobre as testemunhas talvez não seja. É provável que os mortais entrem em pânico e fujam, ou então arranjem alguma maneira de justificar o que viram, mesmo que para tanto precisem reconstruir suas lembranças com relação ao fato ("Eu desviei os olhos por um momento e, quando voltei a olhar para lá, acho que o vi sair por aquela porta.). Alguns mortais particularmente inseguros podem simplesmente esquecer que o vampiro esteve ali. É claro que os membros da Família tendem a ser menos suscetíveis, mas mesmo um vampiro calejado e culto pode achar a experiência um tanto quanto alarmante.

Custo:

Parada de dados: Inteligência + Dissimulação + Ofuscação.
Ação: instantânea.


Resultados dos testes

Falha dramática: O personagem acredita ter sumido de vista, quando de fato não o fez.
Falha: O personagem não desaparece e sabe disso.
Êxito: O personagem some de vista. As testemunhas mortais vão reconstruir a cena em suas memórias de modo a justificar o sumiço do personagem se o número de sucessos obtidos no teste de invocação exceder seus índices de Força de Vontade.
Êxito excepcional: O usuário da Disciplina obtém cinco ou mais sucessos. O personagem desaparece. Consulte o parágralo anterior para saber que efeito isso terá sobre os mortais. Os membros da Família que testemunharem o fato vão reconstruir a cena em suas memórias de modo a justificar o sumiço do personagem se o número de sucessos obtidos no teste de invocacão exceder seus índices de Força de Vontade.

O emprego bem-sucedido de Manto da Noite deixará o personagem invisível até ele fazer alguma coisa para chamar a atenção (desferir um ataque, arrebentar uma janela, alertar alguém), caso no qual o manto caira por terra.

O ato de se esconder com este poder impede até que o personagem se revele inadvertidamente. O vampiro não se choca com os circunstantes por acídente, pois ele sai do caminho inconscientemente. Ninguém ouvirá o rangido de seus passos sobre o piso de madeira, a menos que já tenham percebido que ele está ofuscado.


Modificadores e situações

+1: O personagem está sozinho ao ativar o poder.
—: O personagem desaparece diante de uma única testemunha.
-1: A cada testemunha presente, descontando-se a primeira, quando o personagem invocar O poder.


O Estranho Conhecido

Este poder permite ao personagem assumir a imagem de seja lá quem for que o alvo mais espera ver nas circunstâncias em que ambos se encontram. O personagem não pode escolher em quem vai se "transformar". Na verdade, ele não sabem nem mesmo qual é sua aparência, a menos que o alvo entregue sua identidade por meio de pistas verbais ou comportamentais. Por esse motivo, é melhor empregar O Estranho Conhecido nas circunstâncias em que o contato entre o personagem e a vítima provavelmente será breve. Do contrário, o personagem corre o risco considerável de desfazer a ilusão comportando-se de maneira inadequada.

Observe que este poder não altera realmente a aparência do vampiro. Ele simplesmente convencerá o observador de que o membro da Família é uma outra pessoa ao anuviar-lhe a mente.

Custo:
Parada de dados: Raciocínio + Astúcia + Ofuscação contra a parada de Perseverança + Potência do Sangue do alvo.
Ação: disputada; a resistência é reflexa.


Resultados dos testes

Falha dramática: O personagem acredita ser percebido como outra pessoa quando de fato é reconhecido como ele mesmo.
Falha: O vampiro perde ou empata na ação disputada. O personagem não é reconhecido como outra pessoa e sabe que falhou. Os observadores vêem o vampiro como ele realmente é.
Êxito: O vampiro vence na ação disputada e será reconhecido como outra pessoa durante o resto da cena.
Êxito excepcional: O usuário da Disciplina obtém cinco ou mais sucessos. O vampiro vence na ação disputada e será reconhecido como outra pessoa pelo tempo que desejar, e não só durante uma cena.

Diante de mais de um observador, o personagem terá de escolher um deles e torcer para os demais esperarem ver a mesma pessoa. O êxito na ação disputada indica que o personagem assume a aparência de seja lá quem for que o alvo escolhido mais espera ver, e os demais vêem essa pessoa também, mesmo que não a conheçam. O próprio personagem não sabe nada sobre o tal individuo e talvez não consiga manter a ilusão durante muito tempo. É possível que um personagem dotado de Auspício identifique esse disfarce, de acordo com as regras normais do conflito entre Auspício e Ofuscação (pág. 119). Observe também que é inteiramente possível que a pessoa que o alvo espera ver seja o próprio vampiro...
Exemplo: Scratch usa O Estranho Conhecido para se apresentar diante de uma criança, que sev acha em casa sob os cuidados de uma babá. Ele obtém seis sucessos e a criança, nenhum. A criança vê Scratch e grita: "Papai". Isso alerta a babá, que supõe que aquela pessoa seja o pai da criança.

Modificadores e situações

+2: O personagem sabe com certeza quem o alvo espera ver.
+2: O poder é utilizado num vampiro que tem alguma relação de parentesco com o usuário (pág. 162).
-: O personagem não faz idéia de quem o alvo espera ver.
-1: O personagem exibe uma emoção ou toma uma atitude um tanto quanto inapropriada nas atuais circunstâncias.
-2: O personagem exibe uma emoção ou toma uma atitude nitidamente inadequada nas atuais circunstâncias ou completamente estranha à pessoa cuja aparência ele assumiu.


Acobertar a Multidão

Uma manifestação mais forte do Manto da Noite, Acobertar a Multidão permite ao vampiro estender seus poderes de desaparecimento imaginário a outras pessoas.

Custo:
Parada de dados: Inteligência + Dissimulação + Ofuscação.
Ação: instantânea.


Resultados dos testes

Falha dramática: O personagem acredita que ele e seus companheiros sumiram de vista, quando na verdade não o fizeram.
Falha: Os personagens não desaparecem.
Êxito: O personagem desaparece de vista. As testemunhas mortais vão reconstruir a cena em suas memórias para justificar o sumiço dos personagens se o número de sucessos obtidos no teste de invocação exceder seus índices de Força de Vontade.
Êxito excepcional: Obtém-se cinco ou mais sucessos e os personagens desaparecem. Consulte o parágrafo anterior para saber que efeito isso terá sobre os mortais. Os membros da Família que testemunharem o fato vão reconstruir a cena em suas memórias para justificar o sumiço do personagem se o número de sucessos obtidos no teste de invocação exceder seus índices de Força de Vontade.

O vampiro é capaz de esconder um individuo adicional a cada círculo de Ofuscação que possuir, descontando ele mesmo. Ele pode tentar esconder mais pessoas, mas isso imporá uma penalidade, que será aplicada ao teste do jogador.

Sob o efeito deste poder, cada indivíduo tem de obedecer às regras de Manto da Noite. Ou seja, quem chamar a atenção com ações ruidosas ou irrefletidas provavelmente se tornará visível. Se o próprio usuário da Disciplina ficar visível, o efeito cessará por completo, expondo todos os envolvidos. Os vampiros submetidos aos efeitos de Acobertar a Multidão enxergam uns aos outros, mas. se um indivíduo por acaso sair do campo visual do vampiro que compartilha sua "invisibilidade", o poder não terá mais efeito sobre ele. Ele ficará visível enquanto o resto dos personagens continuará escondido.


Modificadores e situações

+1: O personagem está acompanhado apenas daqueles a quem estenderá este poder ao ativá-lo.
-: Os personagens desaparecem diante de uma única Testemunha.
-1: A cada testemunha presente, descontando-se a primeira, quando o personagem invocar o poder.
-1: A cada pessoa ofuscada acima do índice de Ofuscação do personagem, descontando-se ele mesmo.

Admin
Admin

Mensagens : 57
Data de inscrição : 25/05/2011

https://mundodastrevas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos